sexta-feira, 15 de outubro de 2010

O Areal de Quaraí

Os problemas de caráter ambiental que vem ocorrendo no Rio Grande do Sul são provenientes, na maioria dos casos, do modo de apropriação do espaço natural da região. Muitos problemas atingem diretamente a vida das pessoas e um dos impactos ambientais mais visíveis e significativos vem acontecendo no sudoeste do estado do Rio Grande do Sul: a desertificação, problema causado pelas ações humanas. Desertificação corresponde à transformação de uma determinada área em deserto.
A área afetada por esse processo fica em Quaraí (RS). Atualmente, tal lugar possui um aspecto similar às paisagens de desertos áridos, compostos por solos arenosos e formação de dunas. Por causa das características apresentadas, acredita-se que o fenômeno é um processo de desertificação climática, ou seja, natural.
Entretanto, essa idéia é totalmente errônea, uma vez que nessa região as chuvas são relativamente bem distribuídas durante o ano. Além disso, os índices pluviométricos anuais giram em torno de 1.000 mm, algo que não ocorre em áreas desérticas.
Na realidade, o que está acontecendo é um processo de desertificação ecológica, isso quer dizer, provocado pelo homem em suas atividades rurais (criação de gado, agricultura monocultora). A partir da retirada da cobertura vegetal para tais finalidades, o solo ficou descoberto. Assim, as areias contidas no mesmo vão sendo dispersas pela ação dos ventos que sopram abundantemente no local, proporcionando a intensificação do processo e ocasionando uma profunda transformação na paisagem.
Satélite


Foto do Areal


Mapa dos "desertos" dos pampas


Vista da BR-293

Horizonte do Areal de Quaraí

Nenhum comentário:

Postar um comentário