A área afetada por esse processo fica em Quaraí (RS). Atualmente, tal lugar possui um aspecto similar às paisagens de desertos áridos, compostos por solos arenosos e formação de dunas. Por causa das características apresentadas, acredita-se que o fenômeno é um processo de desertificação climática, ou seja, natural.
Entretanto, essa idéia é totalmente errônea, uma vez que nessa região as chuvas são relativamente bem distribuídas durante o ano. Além disso, os índices pluviométricos anuais giram em torno de 1.000 mm, algo que não ocorre em áreas desérticas.
Na realidade, o que está acontecendo é um processo de desertificação ecológica, isso quer dizer, provocado pelo homem em suas atividades rurais (criação de gado, agricultura monocultora). A partir da retirada da cobertura vegetal para tais finalidades, o solo ficou descoberto. Assim, as areias contidas no mesmo vão sendo dispersas pela ação dos ventos que sopram abundantemente no local, proporcionando a intensificação do processo e ocasionando uma profunda transformação na paisagem.
Satélite
Nenhum comentário:
Postar um comentário